Reflexões

3 ideia importantes para quem deseja uma vida de sucesso.

“não se pode conhecer as borboletas sem suportar duas ou três lagartas”

Antoine de Saint-Exupéry

Hoje muito se fala em sucesso, uma vida de sucesso, uma carreira de sucesso, aspectos do sucesso e obviamente todos nós sonhamos com isso. Uma vida de sucesso. Mas agora me responda, o que significa ter sucesso?

Essa foi uma pergunta que me deixou intrigada, não porque eu não sabia o que significava, mas porque eu nunca tinha dito a mim mesma o que era ter sucesso, houve uma época em que eu passava horas do meu dia de cara nos livros, fazendo conta, estudando biologia, tentando entender geografia (tenho dificuldade ainda), gastando com cursinho, com van e etc. Tudo porque eu acreditava que se eu passasse em medicina eu iria ser feliz, iria ter uma vida de sucesso, o que eu ainda não entendia era que para ter sucesso, antes, é preciso saber o que é sucesso, e é importante que você saiba que o conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa.

Para alguns, sucesso tem a ver com poder, portanto, ele não se importa de trabalhar doze horas por dia em sua empresa, de se descabelar com as responsabilidades do seu cargo ou até mesmo a pressão que é trabalhar em certa empresa, desde que isso o faça se sentir poderoso está ok, enquanto para outros o sucesso tem a ver com vida boa, viagens, tempo, entretenimento e etc.  

E cabe dizer que não importa qual seja o seu valor, se você valoriza o dinheiro, ou se seu valor é a família etc. isso não fará de você melhor ou pior que alguém, porém influenciará muito se você terá uma vida de sucesso ou não. Um exemplo que temos é do Eduardo Marinho, pensador contemporâneo, largou uma vida estruturada onde ele tinha condições de se tornar alguém de nome e poder, para viver como andarilho, deixou sua casa para viver na rua e vender sua arte, rodando o Brasil em sua combi, Marinho fala sobre a vida “refletir e causar reflexão” e segundo ele mesmo a vida não teria sentido se ele não pudesse fazer isso.

Muita gente confunde vida de sucesso com uma vida rica, e isso é um erro, se riqueza fosse sinônimo de sucesso não haveria empresários depressivos, cantores famosos não cometeriam suicídios e além de tudo, pesquisas recentes mostram que as taxas de suicídios em países como Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia são bem altas, todos países desenvolvidos, mostrando mais uma vez que sucesso e riqueza não são sinônimos. Porém, eles podem andar junto. E a única maneira de conciliá-los é dizendo a si mesmo, primeiramente, o que é uma vida de sucesso e partir daí ir traçando novos caminhos.

1- Entenda o seu conceito de sucesso.

Algumas pessoas acreditam na riqueza instantânea e no sucesso instantâneo, olham para os presidentes de empresas, para os artistas dos grandes palcos, para os grandes empreendedores e se admiram de sua sorte. Isso é uma ilusão a grande maioria das pessoas de sucesso conquistaram seu espaço por meio de muito suor e muita luta, uma vida de sucesso requer sacrifícios, um atleta de sucesso precisa treinar muito para ser um bom atleta, um grande escritor precisa ler muito para ter o que falar, a própria Beyonce em um de seus documentários chega a dizer que antes de entrar em turnê chega a treinar doze horas por dia suas coreografias, veja não estou dizendo para você virar um louco e passar doze horas por dia trancado em um canto, mas você precisa entender que essa história de sorte é conversa de gente acomodada. E uma vida de sucesso é intimidante porque requer mudança, a primeira coisa que você entende é precisa deixar de ser acomodado, você precisa levantar cedo, precisa estudar, pensar fora da caixa, há investimento de tempo e algumas vezes dinheiro. E isso é mais uma coisa que você precisa entender, você precisa investir em você, vamos supor que você queira entrar em uma grande empresa, hoje em dia a maioria das grandes empresas e escritórios cobram no mínimo um conhecimento de informática básica. Se você quiser trabalhar com um negócio próprio é interessante que tenha conhecimento do mercado de trabalho, marketing e etc. Você pode ser até radical e dizer que não precisa de nada disso, mas talvez o conhecimento de certos assuntos é que vai fazer você se sobressair da concorrência, sobreviver a uma crise e etc.

“A pessoa que ganha cem vezes mais que você não é cem vezes mais inteligente, ou cem vezes mais trabalhadora, ela apenas sabe mais, tem mais conhecimento.”

Entenda o valor do conhecimento, o conhecimento é o princípio basilar de qualquer conquista.

2-Invista em você!

Terceira coisa, e não menos importante. Você precisa estar sempre mudando, sempre aprendendo mais e se reinventando se preciso for.

É uma das coisas que eu aprendi, e que algumas pessoas aprendem da pior forma (infelizmente), o mundo está mudando cada vez mais e cada vez mais rápido e se você não acompanhar a evolução, o mundo te engole e você fica para traz, esteja disposto a aprender, tenha cabeça aberta. O mundo é o que é, e nós somos o que somos, não tem a ver com o que a vida nos dá, mas com o que fazemos com o que ela nos oferece.

3- Esteja disposto a mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s