Livros

4 princípios importantes para ser um bom líder.

Olá, essa é a quarta parte do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e eu reúni quatro princípios importantes para quem deseja ser um líder de sucesso. Vamos lá?!

Sabe aquele método de tentar fazer com que a pessoa melhore o seu desempenho em algo apontando para ela em que ela está errando?

Então, aqui na quarta parte do livro o autor nos diz que essa não é a melhor maneira de conseguir a mudança de alguém, mas fazendo o contrário, comece pelo elogio.

Certa vez, o gerente de uma agência contratou uma nova caixa. Seu desempenho é muito bom, tratava bem os clientes, era cuidadosa e bastante eficiente. Acontece que na hora do fechamento um novo problema surgiu, o fiscal de caixa procurou o gerente e pediu este despedisse a menina, alegando que ela era extremamente lenta e estava atrapalhando todo mundo.

No dia seguinte o gerente acompanhou o trabalho da moça, a caixa mostrava-se bastante agradável e sempre agia com rapidez e precisão. Na hora do fechamento conseguiu constatar o que a perturbava, e depois que o escritório fechou procurou-a para uma conversa. O gerente a elogiou por ser gentil e precisa e em seguida sugeriu uma revisão do procedimento do fechamento do caixa, a moça constatou que merecia a sua confiança e acatou as sugestões. Pouco tempo depois dominou aquela função.

É mais fácil escutar coisas desagradáveis depois de um elogio. Portanto se há alguma crítica que precise ser feita, comece com um elogio.

PRINCÍPIO N°1: COMECE COM UM ELOGIO OU UMA APRECIAÇÃO SINCERA.

Muitas pessoas começam suas críticas com um elogio sincero seguido da palavra “mas” e terminando com a afirmação crítica. O autor explica que algumas pessoas poderiam ser mais estimuladas se não houvessem escutado a palavra “mas”, um de seus exemplos é da tentativa de mudar o interesse de uma criança pelos estudos:

“sentimos orgulho de você Johnnie, por ter aumentado suas notas. Mas, se tivesse pegado firme em álgebra, os resultados teriam sido bem melhores.”

Neste caso, a confiança pode ser distorcida e o objetivo de mudar o interesse da criança pode não ser alcançado, mas o resultado poderia ser diferente se apenas mudarmos de “mas” para “e”:

“sentimos orgulho de você Johnnie, por ter aumentado suas notas e se continuar assim no próximo ano sua nota em álgebra poderá subir como as outras.”

Essa é uma forma de chamar a atenção indiretamente para o comportamento que gostaríamos de ver mudando.

PRINCÍPIO N°2: CHAME A ATENÇÃO PARA OS ERROS DAS PESSOAS DE MANEIRA INDIRETA.

Evite envergonhar as pessoas, você sabe quão importante isso é?

Quantas vezes nos perguntamos isso? Uma boa parte de nós, andamos por aí, todos os dias cavalgando nos sentimentos dos outras, criticando o outro em público, envergonhando crianças, apontando faltassem ao menos nos perguntar sobre o a vaidade alheia. Mesmo que estejamos certos de que a outra pessoa esta errada não temos o direito de lhe destruir o ego. E um verdadeiro líder sabe que “ferir a dignidade de uma pessoa é o mesmo que cometer um crime”.

PRINCÍPIO N°3:EVITE ENVERGONHAR OUTRAS PESSOAS.

Elogie, mesmo diante da menor melhoria. Isso inspira a pessoa a continuar a melhorar.

Em seu livro o autor fala sobre Jess Lair psicólogo que dizia que “o elogio é como a luz do sol para o ardente espirito humano”. Então porque não usar o elogio em vez de condenação.

Exercite sua habilidade de elogiar as pessoas.

“Com a crítica, a capacidade declina; com estímulo, a capacidade floresce”.

Um bom líder elogia o menor progresso.

PRINCÍPIO N°4: ESTIMULE AS PESSOAS AO SUCESSO, ELOGIE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s